terça-feira, 10 de maio de 2011

VIAGEM PRA CAPITÁR!

OI PESSOAL! E AÍ VOCÊS GOSTAM DE VIAJAR? POIS NÓS FOMOS A PALMAS DIA 05 DE MAIO, SÓ PASSEAR, QUE BELEZA HEIN?!
BRINCADEIRA, NA VERDADE NÓS RALAMOS BASTANTE, A VIDA DE PIBIDIANA NÃO É FÁCIL, AINDA MAIS PRA QUEM ESTÁ NO ESTÁGIO...
FOMOS A TRABALHO, CONHECER UMA ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL QUE É MODELO EM PALMAS, A ESCOLA PADRE JOSIMO.
PROMOVEMOS UM ENCONTRO ENTRE OS BOLSISTAS PIBID QUE ATUAM NESTA ESCOLA E EM UMA OUTRA QUE FICA AO SUL.
OS PIBIDIANOS DE LÁ SÃO TAMBÉM DE LICENCIATURA MAS COM OUTRAS FORMAÇÕES, TEMOS FILÓSOFOS, GENTE QUE CANTA E TOCA, CENÓGRAFO, ATORES, DANÇARINOS E CIA. DESENVOLVEM UM TRABALHO NOTÁVEL, COM TODAS AS DIFICULDADES CONJUNTURAIS E DE ESTRUTURA FÍSICA ENTRE OUTROS PROBLEMAS, QUE PENSÁVAMOS NÓS, DO PIBID DE TOCANTINÓPOLIS, SERMOS OS ÚNICOS CONTEMPLADOS COM TAIS PROBLEMAS INSOLÚVEIS, QUE GRAÇAS A DEUS E A MUITAS LUTAS, ESTAMOS RESOLVENDO AOS POUCOS. PELO MENOS NÃO ESTAMOS MAIS DEBAIXO DAS ÁRVORES À SORTE DE TODOS OS EVENTOS NATURAIS...
EMBORA ESSA IMAGEM DE MINISTRAR AULA DEBAIXO DE MANGUEIRAS NOS REMETA A ALGO MAIS BUCÓLICO E ROMÂNTIVO, ESTILO CASIMIRO DE ABREU EM "MEUS OITO ANOS", PARA NÓS ESTE AMBIENTE TORNOU-SE UM ENTRAVE POR MUITAS QUESTÕES ENTRE ELAS A IMPRESSÃO DE RECREIO ETERNO, TALVEZ PORQUE A LIBERDADE SEJA ALGO QUE É MUITO DIFÍCIL, A PRIORI, DE SE ADMINISTRAR... ENFIM, MUITOS PORMENORES.
MAS ANALISANDO A ESCOLA EM QUESTÃO DE ESTRUTURA FÍSICA E DE ORGANIZAÇÃO, É UM SONHO DE CONSUMO DE TODO PROFESSOR, CONFESSO QUE FIQUEI TENTADA PELA PROFISSÃO
(RISOS).
JÁ PENSOU NUM DIA DE MUITO CALOR,JÁ QUE AQUI É QUENTE DEMAIS, VOCÊ PODER LEVAR AS CRIANÇAS PARA A PISCINA? PODER LEVAR SEUS ALUNOS PARA EXPLORAR O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS? DANÇAR BALÉ, FAZER TEATRO,PRA AULA DE MÚSICA ETC...?
LÁ PARA NÓS É UM PARAÍSO, CÁ PARA NÓS É UM ENORME DESAFIO... NÃO TEMOS NADA DISSO, AS SALAS SÃO ABAFADAS, O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA É MUITO PEQUENO E QUENTE, NÃO TEMOS BIBLIOTECA, AS CADEIRAS SÃO ULTRAPASSADAS E INADEQUADAS ENTRE OUTROS. MAS TENTAMOS FAZER ALGO DE BOM, PROVEITOSO, ÚTIL COM O POUCO QUE TEMOS, NEM QUE SEJA SÓ PARA OUVIR O OUTRO,SEUS ANSEIOS, SONHOS, DIFICULDADES...
TODOS OS DIAS VIVEMOS A PRÁXIS DA NOSSA PROFISSÃO, O QUE JÁ UM PONTO POSITIVO, A APROXIMAÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA, DA UNIVERSIDADE E DA COMUNIDADE, DO ESCOLAR E DO EXTRAESCOLAR.
ASSIM, FUGIMOS DAQUELA VISÃO IDEAL DE CRIANÇA, POSTO QUE ESTA NÃO É UM ROBÔ PADRONIZADO, É SER HUMANO, PENSA, SENTE, VIVE, RI, CHORA, TEM PROBLEMAS, CRISES EXISTENCIAIS,SÃO SUJEITOS SOCIAIS, DETALHES QUE NÃO DEVEM PASSAR DESPERCEBIDOS.
APÓS NOSSA VISITA, PARTIMOS PARA A UFT PARA TRATAR DE ASSUNTOS DE ORDEM EXECUTIVA, PENSA NUMA XIQUEZA, QUE NADA SÓ MAIS TRABALHO!
(RISOS) O BOM DISSO É QUE VAMOS PUBLICAR UM LIVRO, MUITO BOM POR SINAL, JÁ ESTOU FAZENDO A PROPAGANDA. EITA QUE NÃO TEM NEM RASCUNHO AINDA, MAS ELE SAI! (RISOS)
MAS FALANDO SÉRIO, EM BREVE ESTAREMOS COMPARTILHANDO COM VOCÊS QUERIDOS LEITORES MAIS UMA EMPREITADA, AGUARDEM QUE POR AÍ AINDA VÊM GRANDES SURPRESAS, TODAS AS EXPERIÊNCIAS DE UMA VIDA ACADÊMICA VIVENCIADA COM MUITA FORÇA E GARRA PRA CONTINUAR PERANTE A TANTOS OBSTÁCULOS. ESPERAMOS QUE GOSTEM DA NOSSA "PEDAGOGIA DAS MANGUEIRAS" E OUTROS CONTOS.
ABRAÇOS,
RITA DE CÁSSIA C. VIDAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...