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sábado, 23 de fevereiro de 2013

PIBID - PEDAGOGIA NO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS: CARACTERÍSTICAS E REFLEXÕES.


OBS: Trabalho apresentado no II Seminário Integrado de Tocantinópolis


PIBID - PEDAGOGIA NO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS: CARACTERÍSTICAS E REFLEXÕES.
Aurinete Farias Guimarães1
Juliane Gomes de Sousa2

RESUMO
O presente artigo foi desenvolvido a partir da nossa experiência obtida pela participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e, o levantamento de dados por meio da aplicação de questionários para bolsistas integrantes do mesmo. Dessa forma, a análise desenvolvida volta-se para uma reflexão acerca do programa e seus elementos constitutivos, nos possibilitando assim uma apreensão ampla acerca deste projeto que vem sendo desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Sendo que o mesmo tem como principais objetivos: o incentivo à formação de professores para a educação básica; a valorização do magistério, incentivando os estudantes que optem pela carreira docente; a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior e proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Com base nos dados, que teve como foco o PIBID/Pedagogia/Tocantinópolis, concluirmos que as principais contribuições do Programa para o desenvolvimento acadêmico no campus, se resumem em: um incentivo constante para a melhoria no rendimento acadêmico; o exercício cotidiano de ações que favorece o elo teoria-prática; o estreitamento ativo entre a tríade ensino, pesquisa e extensão; contribui com o incentivo para a produção científica e, ainda como elemento principal, possibilita o contato dos licenciando em Pedagogia com a prática do magistério.

Palavras-chave: Carreira docente, formação de professores, valorização do magistério.


Introdução:

O programa PIBID vem sendo desenvolvido na Universidade Federal do Tocantins (UFT) em vários campi, visto que o Campus de Tocantinópolis que representa um dos polos de formação de professores do Estado, através do curso de Pedagogia, foi contemplado pelo edital Capes/DEB nº02/2009, para um período inicial de dois anos, prorrogado por mais um ano e três meses, com término previsto para julho de 2013.
O referido Campus recebe o programa PIBID na área de Pedagogia por meio de um projeto interdisciplinar, em que desenvolve um conjunto de ações em duas escolas da rede municipal situadas em zonas periféricas do município, que foram selecionadas devido à obtenção de uma baixa nota do IDEB, que são: Escola Municipal Alto da Boa Vista II e Escola Municipal Walfredo Campos Maia, priorizando a alfabetização e letramento nas turmas de ensino fundamental 1ª fase. As atividades são realizadas pelas bolsistas junto às escolas selecionadas de forma planejada, focando dois pontos norteadores que são: alfabetização com textos e avaliação da alfabetização.
Ao realizar a pesquisa tivemos por objetivos: Fazer uma caracterização do programa na realidade do curso de Pedagogia no Campus de Tocantinópolis; Fazer uma reflexão acerca das contribuições que o PIBID proporciona aos acadêmicos envolvidos no nível de sua formação docente e; analisar as atividades desenvolvidas pelas alunas-bolsistas nas Escolas-campo.

Metodologia:

Para levantamento de dados utilizamos a pesquisa de campo, por meio da aplicação de questionários para as bolsistas do programa, a consulta bibliográfica em Atas e relatórios e, a observação das atividades realizadas nas escolas.

Resultados:

A partir das análises realizadas obtivemos como resultados: que o PIBID no campus de Tocantinópolis no curso de Pedagogia proporciona um incentivo constante para a melhoria no rendimento acadêmico; o auxílio econômico que o dinheiro disponibilizado pela bolsa fornece para os gastos com despesas tanto de cunho
acadêmico como pessoais; o exercício cotidiano de ações que favorece o elo teoria-prática; o estreitamento ativo entre a tríade ensino, pesquisa e extensão; contribui com o incentivo para a produção científica, como a produção de artigos, e ainda como elemento principal, possibilita o contato dos licenciando em Pedagogia com a prática do magistério e por fim, seguindo os dois pontos norteadores e, tendo como público alvo o ensino fundamental 1ª fase (1º ao 5º ano), as bolsistas realizam atividades que envolvem prioritariamente o uso de diversas formas de leitura, utilizando os diferentes gêneros textuais.

Considerações:

Com base nos dados apresentados no presente texto, que teve como foco o PIBID/Pedagogia/Tocantinópolis, observamos que o programa contribui de forma significativa para a formação docente, possibilitando aos acadêmicos envolvidos a oportunidade de vivenciar experiências na prática do magistério. É notório ressaltar também que o Programa produz um elo benéfico entre universidade-escola, trazendo benefícios tanto para os discentes, que entram em contato com a docência, como para o público alvo (crianças da rede municipal), que por meio do PIBID encontram um ponto de apoio para iniciação e a prática constante da leitura e da escrita.


Referências:

FERREIRO, Emília. Psicogênese da língua escrita/ Emília Ferreiro, Ana Teberosky; tradução Diana Myriam Lichetenstein, Liana Di Marco, Mário Corso. - Porto Alegre: Artmed, 1999.

HAUPT, Carine (org.); MARIN, Douglas (org.); SANTOS, Eliane Marques (org.); SILVA, Norma Lucia da. (org.). Reflexões, prática e colaboração na formação de professores- Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.

HTTP:// WWW.capes.gov.br>.Acesso em 12/05/2011

HTTP://pibidtocto.blogspot.com/search/label/PIBID. Acesso em 12/05/2011

PEREIRA, U. C.; MAGALHÃES, H. G. D. Projetos de trabalho: Contribuições e desafios da prática escolar no PIBID. In: MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra (org.); RODRIGUES, Jean Carlo(org.);KHIDIR,Kaled Sulaiman (org.); ZITZKE, Valdir
Aquino (org.).Práticas interdisciplinares na formação inicial de professores: avanços e desafios- Goiânia: Ed.
da PUC Goiás,2010, p.93-98.

PROJETO; SUBPROJETO/Tocantinópolis- pedagogia (licenciatura) Edital nº 02/2009- CAPES/DEB.




1Graduanda do curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Tocantinópolis e bolsista do PIBID. aurinetefarias05@gmail.com
2 Graduanda do curso de licenciatura em pedagogia, da universidade Federal do Tocantins, Campus de Tocantinópolis e bolsista do PIBID. julinhajp10@gmail.com


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