.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

QUESTIONAMENTOS SOBRE OS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM



OBS: Trabalho apresentado no II Seminário Integrado de Tocantinópolis


QUESTIONAMENTOS SOBRE OS JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
Aurineide Carneiro dos Santos1
aurineide@uft.edu.br
Maria do Socorro de Oliveira2
melryhelp1@hotmail.com

RESUMO
O presente artigo analisa a importância dos jogos pedagógicos no aspecto físico e psicológico da criança, foi produzido com base nas análises dos questionários aplicados às bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID de Tocantinópolis. Portanto o intuito deste artigo é analisar quatro jogos mais trabalhados pelas bolsistas das duas Escolas, Alto da Boa Vista II e Walfredo Campos Maia, atendidas pelo programa.
Em busca de propiciar um resultado satisfatório na realização desta análise, realizamos estudos teóricos e uma coleta de dados, Neste sentido exploramos os quatro jogos mais utilizados que foram: o jogo de boliche, o bingo alfabético, o jogo da memória, e o alfabeto móvel. Percebemos através da aplicação dos quatro jogos e estudos teóricos sobre os mesmos que os jogos permitem que as crianças assimilem, ampliem e construam mais rapidamente seus próprios conceitos. A análise dos questionários aplicados nos mostrou que os jogos realmente auxiliam no processo de ensino aprendizagem desde que os professores estejam preparados para utilizá-los, pois é necessária muita preparação, delimitação do objetivo final do mesmo, pesquisa e condições físicas e psicológicas adequadas para a utilização destes.
Concluímos que através dos jogos as crianças desenvolvem um melhor relacionamento com outras crianças e com adultos e por meio dos jogos pode interagir com o meio em que estão inseridas, lhes proporcionando um autoconhecimento, tendo vista que essas descobertas as fascinam, pois um mundo novo é inserido e descoberto.
Portanto, através das análises aqui descritas, percebemos que os jogos contribuíram positivamente para o aprendizado dos alunos, pois foi alcançado o objetivo proposto e a sua realização se deu de forma satisfatória principalmente para os alunos que ampliaram seus conhecimentos.

PALAVRAS-CHAVE
Jogos. Ensino-aprendizagem. Autonomia.


1 Graduanda do 8° período do curso de Pedagogia no campus de Tocantinópolis e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência-PIBID
2 Graduanda do 10° período do curso de Pedagogia no campus de Tocantinópolis e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência-PIBID


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...