segunda-feira, 26 de julho de 2010

Análise Comparativa entre o texto O que é Leitura de Maria Helena e o filme coração de tinta.

No texto O que é Leitura da autora Maria Helena Martins, a autora deixa explicito a importância de uma leitura prazerosa, pois quando apenas decodificamos ou seja quando conseguimos ler mecanicamente as letras, não conseguindo colocar sobre as mesmas um sentido necessário, a leitura fica desconexa e intediante. Comparamos este texto com o filme coração, onde o personagem gago, que não só decodificava as letras, mas fazia com que os personagens dos livros saíssem dos mesmos e ganhassem vida, o que mostra que quando se faz uma leitura prazerosa consegue-se ir muito além dos limites onde nos encontramos sem ao menos tiramos os pés do lugar onde estamos.
As Leituras peculiares de cada pessoa interfere diretamente na interação coma a palavra escrita, por isso é importante fazer com que as crianças comecem desde cedo a terem contato com a palvra escrita, com materiais escritos. Cabe aos pais e aos professores a incubência de incentivar as crianças a terem o hábito e gosto pela leitura. No filme coração de tinta vêmos a criança Meggie que desde bebê ouve histórias contadas por seu pai, o que acaba por despertar na mesma o gosto pela leitura, é exatamente nesse sentido que a autora enfatiza em seu livro, a propriciação de condições ideais para a prática e gosto pela leitura.
A todo o instante estamos realizando uma leitura de mundo, e a medida que vivemos vamos aprendendo a organizar sensações, emoçoes e razões, estes são os níveis da leitura. As sensações são tudo que provem dos sentidos, cheiro, cor e etc. nos livros podemos ir de encontro com essas sensações, seu cheiro, sua textura, suas ilustrações entre outras. A leitura emocional é aquela leitura realizada com emoção, quando por exemplo de faz uma leitura prazerosa certamente o leitor fica feliz, mas se a leitura não agradar o leitor certamente despertará um sentimento de tristeza, irritação, entre outras. A leitura racional é aquela realizada por nosso intelecto onde o que prevalece é a razão, é uma leitura analisada, pensada, refletida.
É importante que em uma leitura todos estes níveis estejam presentes para que a mesma seja completa, assim como o personagen do filme o sr. MO que unde todos os níveis de leitura para viver a história que cada libro tem a contar.
A leitura tem um poder muito grande, até mesmo de dominação, no filme coração de tinta, existe um vilão chamado CAPRICÒRNIO que usava da leitura um meio para conseguir o queria e coube a jovem Meggie e seu pai MO lutar com o vilão coma as mesmas armas que ele, a leitura. Certamente é de suma relevância que as classes menos favorecidas busquem o conhecimento da leitura para sobretudo lutarmos para não nos tornamos seres alienados.
Bolsistas da Esc. Mun. Alto da Boa Vista II: Leidiane, Mayra, Aurineide, Naiana e Socorro.

3 comentários:

  1. Prof. Cleomar Locatelli27 de julho de 2010 04:53

    Vejo que a leitura e a análise, do livro "O que é Leitura" de Maria Helena Martins, pode nos ajudar muito na tarefa de motivar a leitura junto aos alunos das escolas municipais.

    Prof. Cleomar Locatelli

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o professor,pois, atualmente os adolescentes estão mais interessados no mundo virtual, e com isso não valorizam e nem dão a importancia necessaria que este ato merece.E nós como futuras pedagogas devemos aguçar este fator tão essencial para a educação do individuo e do país.
    Maria Jucineide

    ResponderExcluir
  3. O filme Coração de tinta nos mostra com propriedade a importância da criança ter contato com a leitura de modo prazeroso,desde a mais tenra idade, considerando que este hábito será determinante na relação que estabelecerá com o ato de ler.
    R@iolene

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião...