sábado, 18 de dezembro de 2010

NOSSO 1° ENCONTRO DE ESTUDOS E DISCUSSÕES DIA 25/05/10

BEM, O ENCONTRO ACONTECEU DE 15:00 ÀS 17:00 DA TARDE, ASSISTIMOS A UMA SÉRIE DE VÍDEOS VOLTADOS PARA A DELICADA DISCUSSÃO ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS.
APÓS OS VÍDEOS,TIVEMOS UM DEBATE COM ENFOQUE NESSA TEMÁTICA,QUE SE TORNOU MAIS ACIRRADO COM EMBATES SOBRE AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,DA LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE PODER,DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO QUE FORAM COLOCADAS EM XEQUE PELAS PROFESSORAS SUPERVISORAS DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE TOCANTINÓPOLIS...
TENDO EM VISTA TAMBÉM AS DISCUSSÕES REALIZADAS POR CONCEITUADAS ESTUDIOSAS DA ÁREA COMO FERREIRO E TEBEROSKY,DÉLIA LERNER,ENTRE OUTROS,QUALIFICAMOS NOSSAS EXPLANAÇÕES SOBRE ESSE MUNDO DE POSSIBILIDADES,QUE É A CULTURA HUMANA,DENTRE AS QUAIS ESTÁ A EDUCAÇÃO.
NÃO NOS ENGANEMOS POIS, AO PENSAR QUE AS CRIANÇAS SÃO TÁBULAS RASAS,E QUE NÓS ESTAMOS NO DIREITO DE NOS COLOCAR NUM PEDESTAL DE MESTRES...
MESTRE NÃO É AQUELE QUE TUDO SABE,QUEM É CAPAZ DE SABER TUDO?
MESTRE NÃO É AQUELE QUE IMPÕE O CONHECIMENTO,MAS QUE DÁ AOS OUTROS O GOSTINHO DO QUERER SABER MAIS SOBRE AS COISAS,QUE BUSCA JUNTO,PORTANTO,A EDUCAÇÃO NÃO DEVE ESTAR VOLTADA PARA VERDADES PRONTAS E ACABADAS POIS ELAS NÃO EXISTEM.
NÓS MESMOS ESTAMOS EM CONSTANTE "CONSTRUÇÃO". CADA NOVO PASSO É UMA NOVA COMPREENSÃO ,CADA COMPREENSÃO TRAZ VÁRIAS DÚVIDAS,QUESTIONAMENTOS.
E ASSIM VAMOS SEGUINDO COM NOSSA DIALÉTICA HERMENÊUTICA,RUMO A UMA PERFEIÇÃO QUE PODE ATÉ NÃO EXISTIR MAS COM CERTEZA NOVOS OLHARES,MENOS PRECONCEITUOSOS VIRÃO E PODERÃO CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E CONVIVÊNCIA,SEM CRISTALIZAÇÕES.
ABANEMOS A POEIRA DE NOSSOS UNIFORMES,POR FAVOR!
LIMPEMOS OS PORÕES DE NOSSAS MENTES...

By Rita PIBID'S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião...