PAUTADAS NO RCNEI, ENFOCAMOS OS EIXOS IDENTIDADE E NATUREZA E SOCIEDADE. PARA O PRIMEIRO MOMENTO, RESERVAMOS ALGUNS MATERIAIS COMO ESPELHOS, MAQUIAGEM, PENTES, PRESILHAS, PRENDEDORES DE CABELO ETC.
EXPLORAMOS COM AS CRIANÇAS AS POSSIBILIDADES EXPRESSIVAS DE CADA ROSTO: FAZENDO CARETAS, IMITANDO A EXPRESSÃO DO COLEGA, DEMONSTRANDO SENTIMENTOS E SENSAÇÕES TAIS COMO FELICIDADE, RAIVA,CARA DE CÓCEGAS, FRIO, QUENTE,ENFIM COMO NOSSO CORPO REAGE A CADA ESTÍMULO EXTERNO E INTERNO. ANALISAMOS TAMBÉM SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS, A COR DA PELE, DOS CABELOS, DOS OLHOS, COR DA ROUPA, QUESTÕES DE GÊNERO ETC.
FEITO ISSO, DISPOMOS ALGUNS MATERIAIS E PERGUNTAMOS ÀS CRIANÇAS SE GOSTARIAM DE USÁ-LOS, RESPODERAM QUE SIM. ENTÃO DIANTE DOS ESPELHOS (ERAM DOIS, UM COM CADA ESTAGIÁRIA), PEDIMOS QUE COLOCASSEM UMA CADEIRA E DEPOIS OS DIVIDIMOS EM FILEIRAS, ACRESCENTAMOS QUE UM POR VEZ IRIA NA FRENTE DO ESPELHO PARA SE "ARRUMAR" DA MANEIRA COMO QUISESSE, DESTA FORMA TODOS TERIAM QUE RESPEITAR O OUTRO E ESPERAR SUA VEZ. A REGRA FOI ACEITA.
TODOS FICAVAM CURIOSOS COMO O COLEGA DA VEZ IA SE ARRUMAR, E FICAVAM POR PERTO OLHANDO E OPINANDO SOBRE A MELHOR FORMA DE COMBINAR AS VARIAÇÕES DE COR DA MAQUIAGEM, DO MODO COMO PENTEAR OS CABELOS,ISTO É, COMO FICARIAM MAIS BONITOS.
DETALHE: TODOS, MENINOS E MENINAS, QUISERAM PASSAR BATOM.
OBSERVAÇÃO: TODOS SE ENCANTARAM PELO ROSA. E A MAIORIA QUIS "VIRAR" BORBOLETA, OU SEJA, PEDIRAM PARA PINTAR UMA BORBOLETA NO ROSTO.
DETALHES QUE MARCAM: 1° UM MENINO, PERGUNTOU-NOS SE ERA VERDADE QUE SE ELE PASSASSE BATOM O "PIU-PIU" DELE CÁIA. ENTÃO PEDIMOS PARA QUE EXPERIMENTASSE PASSAR O BATOM, MEIO RECEOSO PASSOU, ENTÃO PERGUNTAMOS SE ELE SENTIU ALGUMA COISA DIFERENTE, SE DOÍA EM ALGUM LUGAR, OU SE TINHA DEIXADO DE SER ELE E SE TORNADO OUTRA PESSOA, RESPONDEU-NOS QUE NÃO. ENTÃO JUNTOS CONCLUÍMOS: OLHE-SE NO ESPELHO! O QUE VOCÊ É NÃO DEIXA DE SER POR CAUSA DE UM BATOM. VOCÊ CONTINUA SENDO VOCÊ. E PERMANECEU FELIZ A PINTAR O ROSTO E BRINCAR COM OS COLEGAS. VOLTA E MEIA MIRAVA-SE NO ESPELHO OU RETOCAVA O DESENHO EM SUA FACE;
2° OUTRA CRIANÇA NOS PERGUNTOU SE O ROSA ERA COR DE "MULHERZINHA"?
RETRUCAMOS INDAGANDO O QUE ELE ACHAVA? DISSE QUE SIM. PERGUNTEI SE ELE ACHAVA AQUELA COR BONITA. RESPONDEU QUE SIM. EXPLIQUEI-LHE QUE O ROSA É UMA COR COMO QUALQUER OUTRA, NÃO É DE MULHER NEM DE HOMEM É DE QUEM GOSTAR DELA. "O DESENHO QUE VOCÊ PINTAR COM O ROSA NÃO VAI VIRAR UMA MULHER OU DEIXAR DE SER O QUE REPRESENTA, VAI APENAS GANHAR A COR ROSA E CONTINUAR SENDO O MESMO SÓ QUE COLORIDO. VOCÊ ACHA BONITO UM DESENHO COLORIDO? DISSE QUE SIM. VOCÊ QUER USAR O ROSA NO ROSTO? DISSE QUE SIM. ENTÃO PASSE UM POUQUINHO NA BOCHECHA PARA VER O QUE ACONTECE". ASSIM O FEZ, SEMPRE OLHANDO-SE NO ESPELHO. "VOCÊ VIROU MENINA? RESPONDEU QUE NÃO. ENTÃO QUE MAL HÁ NO ROSA?" AÍ PEGOU A AQUARELA DE MAQUIAGEM E PASSOU NO ROSTO TODO.
***
E ASSIM O TEMPO PASSOU TÃO RÁPIDO QUE QUANDO NOS DEPARAMOS COM O RELÓGIO JÁ ERA A HORA DO LANCHE.
LANCHARAM, FORAM PARA O RECREIO. E AO RETORNARMOS À SALA, PARA RELAXAR UM POUCO DE TANTA EUFORIA RESULTANTE DAS BRINCADEIRAS, OCORREU OUTRO MOMENTO MUITO RICO E MÁGICO: JÁ QUE ESTÁVAMOS COM ESPELHOS, POR QUE NÃO ENCENARMOS BRANCA DE NEVE?
___________________________________________________________
*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A PROFESSORA DA SALA FOI MUITO PARCEIRA, NOS AJUDOU EM TUDO O QUE PRECISÁVAMOS, MATERIAIS, DICAS SOBRE OS ALUNOS, ENFIM, QUERO AGRADECER A ELA, PROFESSORA LUCENIR. POR NOS RECEBER COM TANTO RESPEITO.
___________________________________________________________
E ENCENAMOS A HISTÓRIA. AS CRIANÇAS FICARAM ENCANTADAS,OUVIAM COM TANTA ATENÇÃO, QUERIAM AJUDAR A PERSONAGEM, VIVENCIAVAM SEU DRAMA, ENFIM, REINOU A PRESENÇA DO ELEMENTO MARAVILHOSO DOS CONTOS DE FADAS. FOI INCRÍVEL!
ESTE DIA FOI MUITO IMPORTANTE PARA NÓS, PELO MENOS A MIM DEU NOVO ÂNIMO PARA SEGUIR. POIS SABER QUE VOCÊ FOI IMPORTANTE PARA O CRESCIMENTO DE UMA CRIANÇA, E NÃO ME REFIRO A CRESCIMENTO FÍSICO, TRAZ NOVAS PERSPECTIVAS ACERCA DA IMPORTÂNCIA SOCIAL DE UM BOM PROFESSOR (ª), SENSÍVEL AOS DETALHES, AOS OLHARES...
ESPERO SER UMA BOA PROFISSIONAL NO FUTURO.
OLÁ, MUITO LEGAL O BLOG DE VCS .......... ESPERO QUE O QUANTO ANTES NÓS (PIBID DE QUÍMICA) E VCS POSSAM SE ENCONTRA EM ALGUM ENCONTRO..........
ResponderExcluirobrigada Maiko. Em breve com certeza esse encontro será possível!
ResponderExcluirabraços!
Rita
Olá pessoal da Pedagogia, eu sou do PIBID de Química da UFT. Adorei o relato de vocês, imagino que essa interação criança-professoras deve mesmo ter sido incrível. Gostei bastante do trabalho de vocês, e já estou seguindo o blog de vocês. Nós da química esperamos mais visitas de vocês. Grande abraço!
ResponderExcluirE sobre a Reuniao da SBPC, nós iremos sim. Daqui sairão 5 pibidianos, o Maiko do comentário acima, eu e mais 3 bolsistas. Esperamos nos encontrar por lá. Abraço!
ResponderExcluirOlá Paloma, obgada pelo carinhoso comentário.
ResponderExcluirTambém ansiamos por um encontro c vcs logo logo, creio q em agosto estaremos por aí!
E no encontro da SBPC, só ira uma colega nossa a Jucy.
Desejo sorte a todos
gde abraço
Rita
De novo Rita rsrsrs
ResponderExcluirAqui em casa somos o paradoxo do estabelecido por uma sociedade de consumo conservadora: Mãe cabelo curto, pai cabelo comprido, pai veste blusa rosa e mãe veste as blusas do pai, filho adora filmes da Barbie (principalmente os que tem bichos)e p/ completar na primeira fase do alfa, os colegas chamavam ele de "mulherzinha" por conta do cabelo... Bem, tive que ir na escola mostrar minhas "madeixas" e explicar que eu não era homem por ter cabelo curto, e nem meu filho ía ser mulher por ter cabelo comprido.
Se bem verdade, ele é que vai decidir o que quer ser, não somos nós pais e tão pouco a sociedade.
Beijos Bella!
QUERIDA BIA, AMEI SUA VISITINHA AKI! SEJA BEM-VINDA SEMPRE!
ResponderExcluirE A QUEBRA DE PARADIGMAS É MTO IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DE UMA CRIANÇA!
PARABÉNS POR SER ASSIM!
ABRAÇOS!
RITA